Filosofos
Anaximadro: a vida de Anaximandro é tão obscura, como o fragmento que dele sobreviveu. Foi, entre outras coisas, um notável criador de instrumentos de medida do tempo, sendo-lhe atribuída a descoberta do gnómon, a construção de indicadores de horas para assinalar os solstícios e equinócios. Anaximandro foi historicamente o primeiro a expor a teoria da evolução dos animais: o homem e todas as atuais espécies precedem de um ser marinho escamoso comum.
Anaxímenes: considerava que era o ar a origem e o substrato universal, de todas as coisas. A sua ideia básica consistia em que o ar se torna tanto mais duro e pesado quanto maior quantidade dele se concentra num mesmo espaço. Quando o ar se dilata ou rarefaz, aquece e converte - se em fogo. Quando o ar se contrai ou condensa, converte-se em vento, em nuvem, em chuva, em água, em céu, em terra e finalmente em pedra.
Parmenides: O pensador acreditava que nosso pensamento seria capaz de alcançar a compreensão total, genuína. De todos os filósofos que precederam Platão, Parmênides é considerado o que mais influenciou as gerações posteriores. Ele pregava que a matéria é imutável, imóvel, indivisível e nada pode destruí-la.
Heraclito: Para Heráclito de Éfeso, tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação. A essa incessante alteração deu o nome de DEVIR. O mundo, segundo Heráclito, é um fluxo permanente em que nada permanece idêntico a si mesmo. Tudo se transforma no seu contrário.
Anaxagoras: Foi mestre em Atenas durante trinta anos, quando teve que se retirar da cidade, após defender a ideia que o Sol era uma massa de ferro e, a Lua, uma rocha que refletia a luz solar. Chegou a lançar as primeiras opiniões sobre o eclipse solar. Para