Remédios Administrativos
A teoria das relações humanas surgiu através da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores.
Origens da Teoria das Relações Humanas:
1. Necessidade de humanizar e democratizar a organização, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
2. O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a Psicologia, e as primeiras aplicações à organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar inadequação dos princípios clássicos.
3. As ideias de filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administração. Elton Mayo é o fundador da escola.
4. As conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.
A Experiência de Hawthorne
Em 1927 foi realizada uma experiência na fábrica de Hawthorne, para avaliar a correlação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medidas por meio da produção. A experiência estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade. Os pesquisadores tentaram neutralizar as variáveis psicológicas, pois prejudicavam nos resultados da experiência.
Conclusões da Experiência de Hawthorne:
1. O nível de produção é resultante da integração social, ou seja, não é determinada pela capacidade física ou fisiológica do empregado, mas por normas sociais e expectativas grupais. È a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de eficiência.
2. Comportamento social dos empregados. Os trabalhadores não agem isoladamente como indivíduos, mas como membros do grupo. Qualquer desajuste, o indivíduo sofre punições sociais ou morais do grupo.
3. Recompensas e sanções sociais. Como o comportamento do operário está condicionado às normas do grupo, se produzir acima ou abaixo dentro das normas impostas pelo grupo, perdem respeito e admiração dos colegas.
4.