remuneração
Por que discutir Planos de Cargos e Salários?
Estamos em um cenário de inflação baixa e o PCSB (plano de cargos, salários e benefícios) é uma das formas de obter aumento salarial real e manter, atrair e reter talentos para a organização.
A Empresa deve se preocupar com as expectativas de seus funcionários, manter um equilíbrio interno à equidade salarial e à legislação vigente e evitar o contencioso trabalhista. Planos de cargos e salários estão no centro dos debates sobre a vida profissional do trabalhador, o que traz a necessidade das entidades representativas dos trabalhadores (Sindicatos) abrirem espaço para sua negociação.
A discussão sobre PCSB, muito mais que dar conta de estruturar a análise e definição dos cargos, deve representar uma oportunidade de se discutir toda a política de pessoal da organização ou seja a gestão de pessoas.
Diferentes pessoas com suas habilidades e talentos buscam diferentes objetivos motivacionais no trabalho.
A organização deve perceber o salário como função agregada de motivação (PONTES, 1993).
A motivação dependerá do significado que cada qual atribui a uma determinada atividade, ninguém pode motivar ninguém (BERGAMINI, 1997).
Administração de cargos e salários é o instrumento que permite a administração das pessoas na contratação, movimentações horizontais e verticais e retenção dos talentos, estabelecendo uma política salarial eficaz que permite a ascensão profissional de acordo com aptidões e desempenhos” (QUALITAS, 2005).
O que é um Plano de Cargos e Salários?
É um conjunto de regras e normas que estabelece os mecanismos de gestão de pessoal das empresas. A administração de salários é o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização.
Como a organização é um conjunto integrado de cargos em diferentes níveis hierárquicos e em diferentes setores de atividades, a administração salarial é um