REMUNERAÇÃO
Alana Mara Costa Moreira ¹
Francisco aparecido F. Silva²
Sara Souza Candido³
Sabe-se que no dicionário, a remuneração significa premiar, recompensar, pagar salários etc. Entende-se que é uma troca entre o empregado e o empregador, onde o colaborador entra com a mão de obra, para que assim receba em troca uma recompensa que é a remuneração.
A remuneração vai além de ser simplesmente o pagamento em dinheiro, ele faz parte dos incentivos salariais, nos quais são os programas de recompensa que levam em consideração o bom desempenho do funcionário e os benefícios, que são certas vantagens concedidas pela empresa, compreende também como em pagamento adicional dos salários, podendo ainda ser classificada em recompensa financeira e não financeira.
Percebe-se hoje que a remuneração é um dos objetivos principais para que os colaboradores de uma organização obtenham uma autoestima mais elevada, assim pode-se concordar com alguns autores como Chiavenato quando o mesmo diz que o processo de recompensas é constituído como elemento fundamental para o incentivo de motivação para muitos.
Entende-se que toda pessoa possui uma necessidade, quando é manifestada de maneira em que passa a surgir um desequilíbrio pode assim gerar um determinado comportamento dependendo disso o profissional pode ter uma satisfação ou insatisfação. Muitas vezes o dinheiro permite a satisfação de necessidades sejam elas relacionadas à segurança pessoal, a estima, fisiológicas ou até mesmo uma auto realização.
Sabe-se que muitos também podem não concordarem com essa afirmação, podendo elas destacar o fato de para que se obtenha uma satisfação pessoal é necessário que primeiramente haja um bem estar no ambiente em que se trabalha para que assim venham os benefícios que a remuneração trás.
O objetivo principal dessa produção é analisar como a remuneração constitui-se como ferramenta de incentivo para os colaboradores nas