ESTATISTICA 1.0
1. MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
A Ciência da Economia e ampla e diversa, representa um universo de questões, podendo ser desde questões abrangentes, como a Economia Mundial, como pode ser, a economia particular, como por exemplo a economia de uma casa.
Tendo em vista essa enormidade multifacetada que e a Economia, alguns autores trabalham por meio de sua fragmentação para facilitar o seu entendimento, fragmentando-a em dois grandes pólos: a macroeconomia e a microeconomia.
MACROECONOMIA A macroeconomia atem-se aos temas mais abrangentes e amplos, como ao estudo da economia de um determinado pais, analisando sua estrutura econômica, o poder econômico deste pais, o seu PIB, seu poder de produção, sua capacidade produtiva.
MICROECONOMIA A microeconomia trabalha com temas mais restritos mais individuais, as chamadas unidades econômicas individuais: dos produtores, administradores, consumidores individuais, famílias, empresas- que acabam por fim montando e organizando-se em redes maiores e mais complexas de relações econômicas.
Um exemplo de microeconomia e uma tarefa relacionada ao marketing, que seria o estudo do comportamento dos concumidores.
ESTRUTURAS DE MERCADO
Refere-se a características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores no mercado, compradores no mercado, vendedores e compradores, vendedores estabelecidos e novos vendedores.
Segundo Riani(1998, p.147) lista uma serie de fatores que dimensionam e dão forma as estruturas de mercado: 1- numero de empresas que atuam no mercado; 2- a capacidade de produção das instalações da empresa; 3- quantidade e tipo de consumidor a ser atingido; 4- as diferenciações ou similaridades entre as empresas e os bens e serviços que as empresas produzem; 5- facilidade ou não de acesso as tecnologias de produção; 6- emprego de estratégias de marketing; para a comercialização dos bens e serviços produzidos;
7-