Remuneração
A Remuneração por competência veio com o objetivo de impor a quebra de paradigmas do modelo tradicional de remuneração, buscando alinhar a politica aos aspectos inovadores de gestão de pessoas com o resultado no negocio. Com características próprias ela e voltada para diferenciar os salários dos colaboradores através de comportamento mensuráveis, e se faz justa a diferenciação das competências dos colaboradores. O novo sistema tende a proporcionar fatores que desenvolvam e sustentem as competências existentes em cada colaborador, gerando novas competências e eliminando as obsoletas, objetivando sempre a aquisição, a retenção e o desenvolvimento dos colaboradores, exigindo também um novo papel para área de Gestão de Pessoas. A remuneração é o principal incentivo para os funcionários da empresa. Refere-se ao salário, ou seja, ao pagamento pelos serviços que o funcionário realizou para empresa. Pode ser efetuado semanalmente, trimestral ou mensalmente. Entre os tipos, temos a Remuneração por competência.
A Remuneração por competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando importância primeiramente ao homem para depois ao cargo. A avaliação é feita sobre as atividades e responsabilidades que o empregado assume na empresa.
Algumas vantagens na utilização dessa Remuneração por competência são: * Direciona o foco para as pessoas e não para os cargos ou responsabilidades; * Remunerar os funcionários com uma parcela fixa do salário a cada competência adquirida; * Garante o reconhecimento aos empregados pela parcela de contribuição especializada disponibilizada à empresa; * Mantém o nível de profissionalização e especialização dos empregados compatível com a competitividade; * Encoraja as pessoas a ter responsabilidades plenas e à busca contínua do desenvolvimento profissional; * Melhora a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços prestados pela