Infecção no trato urinário (itu)
A infecção do trato urinário (ITU) se caracteriza por ser a que mais afeta o ser humano, em todas as populações com maior incidência nas mulheres.
A infecção do trato urinário é a colonização microbiana da urina e a invasão tecidual de qualquer estrutura do trato urinário. A infecção bacteriana do aparelho urinário causa um amplo espectro de condições clínicas. Os critérios utilizados para diagnosticar as diferentes formas de ITU incluem uma combinação de parâmetros, descrevendo a localização da infecção e a intensidade da resposta do hospedeiro. (¹)
A infecção urinária pode se apresentar de várias formas, sendo as mais comuns: cistite que é uma doença inflamatória ou infecciosa na bexiga, pielonefrite que é a infecção do rim, prostatite que a inflamação da próstata (sendo esta causada também por motivos não bacterianos) e ureterite que é a inflamação da uretra.
As infecções podem ser divididas em: Infecções complicadas e infecções não complicadas. As infecções não complicadas ocorrem primariamente em mulheres sadias e ocasionalmente em crianças, jovens e adultos do sexo masculino. Geralmente essas infecções respondem prontamente aos agentes antimicrobianos aos quais o agente etiológico é susceptível. As infecções mais complicadas ocorrem em ambos os sexos e na maioria das vezes são mais difíceis de serem tratadas.
A infecção urinária é responsável direta, ou indiretamente por cerca de um milhão de internações hospitalares por ano nos Estados Unidos, sendo que os gastos anuais superam as cifras de um bilhão de dólares. É uma das doenças que leva por volta de sete milhões de consultas médicas por ano nos Estados Unidos, entretanto a real incidência de ITU é subestimada, pois pelo menos metade de das infecções se resolve sem atenção médica.(²)
Estima-se que 5 a 15% dos pacientes internados anualmente no Brasil (cerca de 7 milhões de indivíduos) contraem infecção hospitalar. Aproximadamente 30% dessas infecções localizam-se no trato urinário e têm