ITU - Infeccao do trato urinario
É um problema de saúde importante, tanto da comunidade, como hospitalar.
Em 2001 foram notificados 150 milhões de casos é, mais ou menos, isso que se mantem.
Tem gasto elevado (US$ 6 bilhões), 15% de todos os antibióticos prescritos na comunidade são devidos à infecção urinaria.
A mulher é mais susceptível à infecção que o homem, o número de infecções acomete 0,5 a 0,7 por pessoa por ano. A incidência é bem elevada.
40% das infecções hospitalares por gram negativo é devido à infecção urinaria, a maioria é associada ao uso do cateter de demora. Que quando associado a técnica inadequada, a chance de infecção é muito alta. No cateter de alívio a técnica não precisa ser estéril, no de demora, sim.
Se durante a passagem da sonda vesical de demora, vai insuflar o balão e mantem o sistema fechado, temos bacteriuria em ¼ dos pacientes em até uma semana. Se o sistema é aberto, 100% em três dias. Então, passar sonda de demora significa infecção urinaria.
Na sonda de alívio, tem-se, no máximo, 2% dos casos de infecção urinaria.
Prevalência:
14 mil para cada 100 mil homens 53 mil para cada 100 mil mulheres: sua prevalência é muito maior que em homens.
INCIDÊNCIA (%)
Idade (anos)
Mulher
Homem
Fatores de risco
65
40
35
Incontinência, cateterismo, obstrução
Tabela:
Indivíduos < de 1 ano de idade – incidência de ITU: o homem ganha da mulher;
Indivíduos > de 65 anos de idade – incidência de infecção: o homem, novamente, aproxima-se da mulher, depois de um longo período em que a distância foi grande.
Então, nos extremos da vida, os homens se aproximam em incidência de infecção às mulheres. Por que o prepúcio é um fator que pode funcionar como um fator obstrutivo e, a obstrução, é uma causa importante de infecção urinária. As alterações anatômicas, que são mais comuns nos meninos e, após os 65 anos, devido à obstrução, devido à hiperplasia prostática benigna e cateterismo, principalmente.
Nas outras faixas etárias a infecção