Orçamento empresarial
Paper 4
Artigo: MOURA, M. C. C.; BITENCOURT, C. C. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. Revista de Administração de Empresas. ERA-eletrônica, v. 5, n. 1, Art. 3, jan./jun. 2006. A partir do momento em que a empresa estabelece ações estratégicas, isto converte em motor da gestão organizacional, impulsionando-a para a mudança da suas estratégias. Pois quando se fala em estratégia ou em questão estratégica, tudo isso está diretamente ligada à avaliação das competências da empresa.
As competências da empresa são as chamadas competências essenciais. A capacidade da empresa em identificar suas competências, lhe oferece condições para realizar investimentos e alocar recursos em focos estratégicos.
A estratégia surge ligada às competências da empresa, e suas várias vertentes encontram-se nas competências coletivas ou individuais. Portanto, cabe à organização estabelecer o direcionamento estratégico, alinhado a isso às competências organizacionais. Quando se chega à esse ponto se estabelece uma harmonia entre as competências coletivas ou individuais e as competências organizacionais.
Ao se considerar que as competências se consolidam a partir da movimentação de recursos para a obtenção de um resultado, deixa-se claro a existência de algo que pode ser construído, aperfeiçoado e corrigido e que isso tudo pode estar inserido na cultura organizacional da empresa. Pois a cultura organizacional será o agente da mudança, uma vez estabelecida essa premissa.
Quando se aceita que as competências organizacionais se desdobram em competências coletivas ou individuais, podem-se definir os conhecimentos, habilidades e atitudes esperadas dos gestores enquanto competências gerenciais.
A agilidade da empresa para se organizar como um sistema de aprendizagem contribui para construir uma estratégia mais dinâmica e condizente com a atual característica do cenário competitivo. Isso fará com