Remuneração
Salário ou Remuneração é o conjunto de prestações recebidas habitualmente pelo empregado ela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.
A diferença entre os termos salário e remuneração, está no fato do primeiro dizer respeito apenas ao pagamento em dinheiro, e o segundo engloba também as utilidades, como alimentação, moradia, vestuário, entre outras. Segundo a legislação brasileira, salário é o valor pago como contraprestação dos serviços prestados pelo empregado, enquanto remuneração engloba este, mais outras vantagens a título de gratificação ou adicionais.
Remuneração Variável
Dentre eles temos o método tradicional de remuneração variável, ou seja, é aquele em que se pagam parcelas suplementares como comissões, gratificações ajustadas, prêmios, porcentagens, diárias para viagens que excedam a 50% do salário, os adicionais, as gorjetas, etc.
Temos também o método tradicional baseado em cargos e funções estão perdendo espaço para sistemas mais modernos e condizentes com o dinamismo do mercado. Estes sistemas mais modernos baseiam-se em habilidades e competências e que tem como foco, as pessoas.
Formas de Pagamento
Existem três maneiras que permitem que o salário seja pago, são elas:
• por tempo de trabalho – o valor é fixo;
• por produção - é variável e depende exclusivamente do funcionário;
• por tarefa (comissão) – misto, o funcionário recebe um valor fixo + um valor por vendas, por exemplo.
Salário ou remuneração é o conjunto de vantagens habitualmente atribuídas aos empregados, em contrapartida de serviços prestados ao empregador, em quantia suficiente para satisfazer as necessidades próprias e da família.1
Segundo alguns juristas, existe algumas diferenças entre os termos salário e remuneração no direito do trabalho brasileiro. O salário diz respeito apenas ao