Os princípios da teoria de Vygotsky
Tutor (a):
Aluno(a):
RA:
Data de entrega:
Unidade: São José dos Campos
Atividade (x) Interatividade ( )
Nota:
Introdução:
Entre os educadores, muito se discute sobre a importância de se adotar uma entre várias teorias do desenvolvimento de aprendizagem para se trabalhar com os alunos, entre elas estão as mais usadas e estudadas: a teoria de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky, que apesar de distintas, é possível encontrar alguns pontos em comum e um deles é que ambos acreditavam que a pessoa é um ser ativo, atento e atuante sobre seu meio e que a aprendizagem se da pela interação com o meio.
O texto a seguir abordará os princípios da teoria cognitiva de Vygotsky e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal, a importância do educador em sua atuação e como esse conceito auxilia os educadores nas suas práticas pedagógicas.
Os princípios da teoria de Vygotsky:
A teoria desenvolvida por Lev Vygotsky é a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria é baseada na teoria marxista do materialismo, em outras palavras, as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza Humana. Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação.
Com base na interação social com outras pessoas, Vygotsky acreditava que a aprendizagem se desenvolvia na criança através de jogos, brincadeiras e da instrução ou do trabalho entre um aluno e um aluno mais experiente. Esse processo é denominado de mediação, ou seja, a ligação das estruturas, uma social e uma construída por meio de instrumentos ou sinais pelo individuo.
Por exemplo, quando um aluno encontra dificuldades em desenvolver determinada atividade na sala de aula para ajuda-lo é interessante que ele se junte a outro aluno ou alunos que tenham mais facilidade, para que possam auxilia-lo no