LDBEN - 4024/61, 5692/71 e 9394/96.
DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E TEORIAS PEDAGOGICAS
teorias da aprendizagem com os contextos culturais e a escolarização formal nos dias atuais.
Fabio Oliveira Silva
São Paulo
Set/2014
teorias da aprendizagem com os contextos culturais e a escolarização formal nos dias atuais.
RESUMO
Este trabalho avalia as teorias de aprendizagem com os conceitos culturais e a escolarização formal nos dias atuais, compreendendo o trabalho de professor efetivamente como atividade teórica e prática. Após constatação das demandas formativas postas ao desenvolvimento teórico da didática em face das exigências educacionais contemporâneas, são apontados elementos teóricos da concepção histórico-cultural e suas vertentes, com destaque à atividade de aprendizagem escolar. introdução: As atuais demandas formativas
Os sistemas de ensino e as escolas encontram-se, presentemente, frente a novas demandas formativas. Estudos recentes sobre os processos do pensar e do aprender, para além da acentuação do papel ativo dos sujeitos na aprendizagem, insistem na necessidade de os sujeitos desenvolverem habilidades de pensamento, competências cognitivas. Para CASTELLS, a tarefa das escolas e dos processos educativos é desenvolver no sujeito que aprende a capacidade de aprender, em razão das exigências postas pelo volume crescente de dados acessíveis na sociedade, da necessidade de tratar com um mundo diferente e, também, de educar a juventude em valores e ajudá-la a construir personalidades flexíveis e eticamente ancoradas.
MORIN; 2000, expressa a exigência de se desenvolver uma inteligência geral que saiba discernir o contexto, o global, o multidimensional, a interação complexa dos elementos. Conforme esse autor, “a compreensão dos dados particulares necessita da ativação da inteligência geral, que opera e organiza a mobilização dos conhecimentos de conjunto em cada caso particular”.