ESTATISTICA
Estatística é uma metodologia desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desse dados para a tomada de decisões.
POPULAÇÃO
é o conjunto de elementos sejam pessoas ou coisas que desejamos observar para obtermos determinados dados.
POPULAÇÃO FINITA- é aquela cujo número total é finito, digamos que vamos observar 50 alunos.
POPULAÇÃO INFINITA- é aquela cujo número de elementos é INFINITO, digamos a população de rosas do Brasil, pois a quantidade de elementos seja muito grande.
AMOSTRA
É o subconjunto de elementos retirados da população que estamos observando para obtermos determinados dados
ESTATISTICA DESCRITIVA- é a parte da estatística referente a coleta e tabulação de dados, é um número que, sozinho, descreve uma característica de conjuntos de dados, ou seja, é um número-resumo que possibilita reduzir os dados a proporções mais facilmente interpretáveis.
ESTATISTICA INDUTIVA, OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA- é a parte da estatística referente às conclusões sobre as fontes de dados, é admitirmos que os resultados obtidos na análise de dados de uma amostra são válidos para toda a população da qual aquela amostra foi retirada. consiste em obtermos e generalizarmos conclusões.
FASES DO MÉTODO ESTATISTICO (ESTATÍSTICA DESCRITIVA)
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA- consiste em definir com clareza o que pretendemos pesquisar.
DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA- saber onde será realizada a pesquisa, em que local, com que tipo de pessoas(ou coisas).
PLANEJAMENTO PARA OBTENÇÃO DE DADOS- como vamos fazer para resolver o problema?, que dados serão necessários?, como obter esse dados?.
COLETA DE DADOS- essa fase consiste na obtenção de dados, seja por meio simples de observação, seja mediante de alguma ferramenta, como um questionário ou roteiro de entrevista.
APURAÇÃO DOS DADOS- nessa etapa resumimos os dados por meio de sua contagem, na separação, por tipo de resposta e de agrupamento de dados