microcentral eletrica
MICROCENTRAIS HIDRELÉTRICAS
Teófilo M. de Souza, Inácio Bianchi
Departamento de Engenharia Elétrica, Unesp/Guaratinguetá
12516-410, Guaratinguetá-SP, tel/fax: (012) 525-2800 ramal 1801
RESUMO
A implantação e operação de uma central micro-hidrelétrica (menor que 100 kW) de forma racional, prática e econômica depende do estudo minucioso do projeto, sendo fatores importantes os preços da turbina, do gerador, da tubulação de água, da obra civil e dos condutores elétricos.
O software HIDRWATT fornece os dados para o dimensionamento e a instalação de microhidrelétricas de até 20 kVA e foi desenvolvido para ser executado em qualquer microcomputador
PC/compatível.
O cálculo da potência instalada e a seleção da tubulação adequada são feitos considerando a vazão, a altura útil e o comprimento da tubulação adutora. O dimensionamento dos condutores é feito usando o método dos ampères × metros. Os cálculos são feitos para turbinas Pelton com instalação específica para uso em micro-hidrelétricas, de rendimento otimizado para altura útil acima de 1,5 m e vazão acima de 1,5 l/s, que utilizam geradores com ímã permanente de alto rendimento eletromecânico.
Em um único programa estão reunidos: o cálculo da tubulação adutora d’água, o dimensionamento da turbina, a especificação do gerador, o dimensionamento dos condutores com as respectivas proteções, e a geração de todas as informações a serem anexadas ao memorial de
cálculo facilitando o orçamento e a execução do projeto. O software mostrou-se de fácil uso, exigindo recursos computacionais mínimos. Sendo uma ferramenta de baixo custo útil para avaliação de viabilidade de implantação de micro-hidrelétricas, pode contribuir para a popularização destas centrais, permitindo um melhor aproveitamento do potencial hídrico das regiões rurais.
ABSTRACT
Rational, practical and economic implantation and operation of a micro-hydroelectric plant (less than 100