Procurando Nemo - Ruídos da comunicação
Em seu primeiro dia de aula, Nemo um pequeno peixe palhaço, vai para escola fazer novas descobertas já que nunca conseguiu se aventurar por ter um pai super protetor e seu pai Marlin, totalmente inseguro e sem confiar que o filho estaria totalmente protegido sob o cuidado dos professores vai atrás do pequeno. Nemo fica muito envergonhado com a situação e resolve desobedecer ao pai e nada em alto mar e é capturado por um humano, Marlin sem saber o que fazer, sai à procura de seu filho enfrentando o grande mar e seus perigos perguntando a todos se avistaram o peixinho, devido ao grande barulho ninguém consegue entender o que ele diz a partir dessa cena podemos identificar o RUÍDO FÍSICO.
Quando Marlin encontra Dóris é possível se observar o RUÍDO SEMÂNTICO, pois Dóris sofre de perda de memória instantânea, onde de repente começa a falar desesperadamente e algo totalmente sem sentido sendo impossível compreende-la, sendo uma linguagem que foge do entendimento do pai de Nemo.
Dóris e Marlin continuam sua viagem e cruzam com três grandes tubarões vegetarianos que os levam para uma reunião onde cada um tem que dar um depoimento, o peixe palhaço é convidado a dar o seu depoimento e por ser um peixe palhaço os tubarões pedem para que ele conte uma piada, quando ele esta contando sua piada começa a se lembrar de que seu filho foi capturado, ocorrendo assim o RUÍDO PSICOLÓGICO, pois ele estava com a mente focada em outro assunto.
O RUÍDO FISIOLÓGICO ocorre quando Dóris é atingida por várias águas vivas e devido a grande queimadura e dor ela desmaia, Marlin tenta se comunicar com ela mais não consegue.
Para se obter uma boa comunicação em qualquer ambiente é necessário nos atentarmos aos tópicos descritos acima.
Um erro ou falha na comunicação podem causar diversos danos e uma grande consequência. Em qualquer ambiente que estejamos é necessário emitir a mensagem de forma correta para que o receptor consiga compreender o que estamos passando.