Contestualizando
3915 palavras
16 páginas
ASPECTOS FENOMENOLÓGICOS DA MADEIRA.Universidade Católica de Salvador (UCSal.)
FORTES Engenharia e Arquitetura. S/C Ltda.
RESUMO
O trabalho introduz, de modo sucinto, conhecimentos a respeito de aspectos do comportamento da madeira quando submetida a esforços e condições ambientais, ressaltando os pontos principais que podem auxiliar em uma aplicação do método do estado local para estabelecer uma equação constitutiva para as aplicações correntes da madeira na construção civil. Conjectura-se sobre como a microestrutura da madeira condiciona o comportamento do material. Discute-se a respeito dos aspectos fenomenológicos que devem ser considerados na modelagem. Ressaltam-se as dificuldades, decorrentes das características e comportamentos particulares da madeira, que dificultam uma modelagem, mais fidedigna para muitas aplicações, mas que é deve ser pesquisada.
INTRODUÇÃO.
Este trabalho é composto, basicamente de três partes. Na primeira se descrevem aspectos fenomenológicos do comportamento da madeira quando submetida a esforços e a influência de condições ambientais, como variação de umidade e de temperatura, e a ação de organismos xilófagos sobre a resistência da madeira. Na segunda parte apresentam-se conjecturas a respeito de como a composição química e a anatomia da madeira condicionam o comportamento da madeira observado em ensaios. Na terceira parte apresenta-se um delineamento de uma aplicação do método do estado local visando obter uma equação constitutiva para as aplicações mais usuais da madeira na construção civil, comentando-se a respeito da sua exeqüibilidade.
Se estudará aqui apenas o caso da madeira maciça.
Uma descrição sucinta da fisiologia, da composição química e da anatomia da madeira é apresentada em Fortes (1998) onde, apesar da abordagem sucinta, pode-se vislumbrar a extrema complexidade da microestrutura da madeira e refletir sobre a dificuldade de relacionar a microestrutura a alguns dos aspectos fenomenológicos