Remuneração
São inúmeras as parcelas que compõem a remuneração algumas são regulamentadas pela legislação e outras são instituídas pelas normas interna da empresa. Ela é dividida em componentes:
• Remuneração básica
È constituída basicamente pelo salário, que éuma importância fixa paga ao funcionário, ele pode ser pago por dia, mês ou hora assim o empregado é caracterizado como diarista, mensalista ou horista.No jargão econômico, salario é a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho. Embora tenha havido trabalhadores assalariados em outros períodos da historia, foi com o advento do capitalismo que o salario se tornou a forma dominante de pagamento da chamada mão de obra.
• Incentivos salariais
Os incentivos salariais, são programas desenhados pra recompensar funcionários com bom desempenho. Sendo concebidos sob diversas formas como exemplo: através de bônus e participação dos resultados como recompensas por resultados alcançados.
• Abonos
Os abonos são importâncias paga pelos empregadores a seus empregados que faz parte do salário, as comissões também estão inclusas e são vantagens salariais que os empregados recebem em decorrência de sua participação nos lucros ou objetivos da empresa.
• Benefícios
Benefícios são um conjunto de planos, conveniências, serviços e vantagens que as organizações oferecem aos seus funcionários, funciona como base para satisfazer as suas necessidades básicas, a soma desses benefícios compõem um pacote importante na remuneração do funcionário.Eles são divididos em:
Benefícios legais: são exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária, ou ainda, por convenção coletiva entre sindicatos, tais como: 13° salário, férias, aposentadoria, horas extras etc.
Benefícios espontâneos: não são exigidos