Releitura das Fabulas- ESOPO
Trabalho apresentado as disciplinas: Redação e Língua Portuguesa
1º EM
Colégio Santa Maria,
Professoras: Carla Coelho
Vânia Morais
Contagem,2014
Fábula 1: Héracles e Atena – Pagina 77, fábula 129
Texto I
Héracles andava por um caminho estreito. Tendo visto no chão um objeto parecido com uma maçã, quis esmagá-lo. Como observasse o objeto dobrar de tamanho, ainda mais o pisou nele e nele bateu com seu porrete. O objeto, porém, inflou e aumentou de tamanho, obstruindo o caminho. Ele atirou longe o porrete e ficou admirando o acontecido. Então Atena lhe apareceu e disse: “Para,irmão, esse objeto é a disputa e a discórdia. Se o deixarmos tranquilo, fica como antes, mas se o combatermos, ele infla”
• Para todos é claro que os combates e as discórdias são causas de grande mal
Texto II
Héracles, enquanto andava por um caminho estreito, viu no chão, perto de seus pés um objeto parecido com uma maçã e sentiu vontade de esmagá-lo, ao esmagá-lo o objeto inflou e dobrou de tamanho, portanto pisou nele e bateu com seu porrete. O objeto continuou inflando e dobrando de tamanho, dificultando e tampando o caminho, Héracles então, atirou longe se porrete e ficou admirando o acontecido sem entender, até que Atena aparece que diz “Irmão, esse objeto é a disputa e a discórdia, quando mais você tentar combater, mais ele infla porem, se o deixarmos quieto, ele volta a ser como antes”.
Texto III
O conto, foi escolhido para a releitura, para facilitar o entendimento das fábulas, que não são direcionadas apenas para o público jovem e sim para o público infantil também; portanto o conto, seria uma boa forma de apresentar e passar as fábulas para um público mais novo.
Fábula 2: O médico e o doente – Pagina 79, fábula 134
Texto I
Um médico tratava de um doente. Este morreu e aquele dizia aos acompanhantes do cortejo: “Este homem, caso se tivesse privado de vinho e se tivesse