Artigo
Katiucia Ribeiro
RESUMO
Este trabalho apresenta uma Interpretação e Análise do Poema Sem Barra do autor José Paulo Paes, poeta e crítico literário, publicou mais de dez livros de poesia, inclusive para o público infanto-juvenil, e foi colaborador regular na imprensa literária. A seguinte Análise foi feita baseada em uma pesquisa sobre o poema e sobre o autor e sobre interpretações para a intertextualidade feita pelo mesmo. Para melhor compreensão do poema foi feita também uma interpretação da estrutura de Sem barra, apresentando a sua métrica e rima.
Palavras-chave: Sem Barra, Análise, José Paes.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é apresentar o possível desejo do autor de dar uma nova moral a uma antiga fábula. Para isso será feita a interpretação do poema a partir de sua estrutura poética, mostrando que no meio das entrelinhas José Paulo Paes conta a sua versão da história infantil da cigarra e da formiga.
O objeto em análise nos faz refletir sobre o poder que a poesia com toda sua delicadeza e musicalidade pode trazer em si um aprendizado sobre a sociedade e a forma humana de pensar sobre um trabalho e até mesmo uma amizade.
A base teórica desse artigo é feita por citações encontradas em alguns trabalhos acadêmicos que fazem com que se tornem mais possível a interpretação da estrutura do poema que busca compreender a intenção do autor em escrever o mesmo.
Com todo esse auxílio veremos que autor faz uma intertextualidade entre poema e fábula apresentando ao leitor um novo sentido para o trabalho de um personagem que antes tido como preguiçoso na fábula passa a ser útil para o trabalho enfadado de outro personagem no poema. E até mesmo instigando a criatividade do leitor para um novo final.
2. Análise do poema
O poema será analisado a partir do seu gênero e estilo, da contextualidade do mesmo no seu espaço e tempo literário como também do reconhecimento intertextual.
2.1. A