Discurso ideológico na fábula "A galinha dos ovos de ouro"
Resumo
Pretende-se com este trabalho, analisar o discurso ideológico presente na obra A galinha dos ovos de ouro do contemporâneo escritor Millôr Fernandes em confronto com a fábula clássica de Esopo. Para tanto, considera-se a abordagem da variação textual e discursiva, observando os recursos linguísticos e intertextuais do texto de Millôr em relação ao texto de Esopo, além da investigação dos efeitos que contribuem para a modificação do texto, acrescentando uma releitura da fábula.
Palavras-chave
A galinha dos ovos de ouro; discurso; Esopo; fábula; ideologia; intertextualidade; Millôr Fernandes.
A literatura comparada é uma empreitada investigativa, utilizada para confrontar duas ou mais obras literárias, em perspectiva ampla. Ela investiga a trajetória de um determinado autor, ou de determinada obra, os motivos, influências, sistema de estruturação da obra, etc. Ela pode ser utilizada como método de excelência, projetando-se a partir da crítica textual, verificando as transformações na história da literatura, a qual os autores contribuem. Para o comparativista, é uma exploração de afinidades de época ou de gêneros, influências, diferenças; estudo de intertextualidades, analogias, semelhanças, resultando em análises ao se ler um texto, o gênero a que pertence, características e os textos base que o autor leu. Tania Franco Carvalhal, nas considerações finais do livro Literatura comparada, além de esclarecer mais precisamente uma das funções primordiais da literatura comparada, ressalta outro elemento intrínseco a ela - a intertextualidade:
O comparativismo deve colaborar decisivamente para uma história das formas literárias, para o traçado de sua evolução, situando crítica e historicamente os fenômenos literários. Desse modo, a investigação das hipóteses intertextuais, o exame dos modos de