Contação de histórias
O professor precisa estar ciente que contar e ler histórias nada mais é que encantar e fazer descobrir o mundo, desse modo incentivar o habito da leitura é despertar na criança o interesse pela mesma. Um recente estudo diz que no Brasil pouco mais que 30 % da população temos o habito da leitura, muito diferente da Europa, e até mesmo da Argentina, onde a leitura se faz presente no dia a dia da população. Muitas crianças não lêem por não entender ou compreender o que está escrito. Sabemos que é muito fácil uma criança aprender um jogo qualquer de vídeo game, e tornar isso um hábito, mas porque é tão fácil gostar do jogo e o mesmo não acontece com a leitura? O presente trabalho nos mostra a possibilidade de incluir a contação de histórias no dia a dia de uma sala de aula. Do que modo isso contribui para o aprendizado das crianças, como essa atividade iria enriquecer as aulas e trabalhar como auxilio na educação. Os livros para crianças precisam realmente ser diferentes, estimulantes, mas, como foi que essa literatura voltada para eles começou? De que modo precisa ser o contato da criança com os livros? Como deve ser a contação de historias? De que maneira uma história bem contada irá envolver, emocionar e prender a atenção de nossos alunos.
O tema literatura infantil, é relevante porque nos ajuda a refletir em ferramentas pedagógicas, que auxiliam no desenvolvimento e gosto pela leitura.
Este trabalho tem como objetivo, definir a importância da contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura nas salas de aula. Tomando como base a compreensão e a construção do conhecimento infantil, colocando como ênfase a utilização dos livros infantis, como leitura prazerosa, não como obrigatória para o uso na didática de sala de aula.
Para atingir este objetivo será necessário; Escrever sobre literatura infantil; Pontuar os pioneiros em contação de história; Fazer um breve estudo sobre literatura infantil na escola.
2.