ATPS LITERATURA INFANTIL Enviar
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA – POLO
ROSEIRA
MARIA APARECIDA RONCONI FÁZZERI
PEDAGOGIA – PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
CONTO E RECONTO, UMA
FERRAMENTA DIDÁTICA
ROSEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2015
INTRODUÇÃO
Focalizando o ato da leitura no âmbito escolar, é de suma importância que o contato da criança com o livro seja estabelecido desde os primeiros momentos escolares, uma vez reconhecido o efeito enriquecedor que desencadeia. É notável também que a desmotivação da maioria dos estudantes pela leitura literária está ligada à ausência desta no contexto familiar e nos mais variados grupos sociais, pois se os pais e os amigos não lêem, não há porque a criança ou o adolescente valorizar a leitura e por mais que a escola empregue meios persuasivos ou impositivos para modificar a indiferença quanto aos livros ou ao saber e à arte, aprende-se mais com exemplos próximos .
Fica, portanto, aos educadores, o desafio de efetivar a inclusão da literatura infantil nas reflexões escolares valorizandoa enquanto propiciadora de uma visão crítica da realidade, fator que contribuiria para uma cidadania ativa, crítica e inteligente e então considerar o papel da literatura infantil como um grau de consciência fundamental.
Como objeto que provoca emoções, dá prazer ou diverte e, acima de tudo, modifica a consciência de mundo de seu leitor, a literatura infantil é arte. Sobre outro aspecto, como instrumento manipulado por uma intenção educativa, ela se inscreve na área da pedagogia (COELHO, 2000, p.46).
A LITERATURA INFANTIL E SEUS CAMINHOS
“E agora vivemos em uma geração onde existem ser nascentes que não contentam – se com os livros comuns e as histórias simples. Na atualidade as crianças já nascem em meios a informatização, com conteúdos encantadores e fascinantes. Luzes, festas, contextos e conteúdos que envolvem, fascinam e concentram a atenção. Quando utilizamos esse tema não falamos apenas de literatura, falamos também de evolução humana, falamos de