Relações internacionais
Relações Internacionais
Modelos das Relações Internacionais
O século XX foi bastante rico em transformações que alteraram a ordem mundial. De início registrou uma hegemonia européia nas decisões que afetavam a sociedade internacional, mas esse hegemonia foi substituída pela ascensão do Estados Unidos , como maior potência econômica e militar do pós-Guerra e, na segunda metade do século, as transformações foram fruto da internacionalidade da economia.
Relações Internacionais
I – O Modelo Idealista
• •
•
Predominou entre as duas guerras mundiais Seu princípio esta centrado na paz universal e não beligerância.
Necessário estruturar um trabalho em favor do sistema internacional, universal e integrado para a manutenção da paz.
Diplomacia da Guerra
Diplomacia da Paz
Relações Internacionais
Principais Caracteristicas da Teoria Idealista:
a. b.
c. d. e. f. g.
Diplomacia aberta; O desarmamento geral, começando pela redução dos arsenais militares, até o nível compatível com a segurança nacioanal; Remoção de barreiras comerciais eo estabelecimento da igualdade de trocas entre todas as nações; O estabelecimento de uma associação geral das nações; Liberdade de navegação fora das águas territoriais; Aplicação dos princípios da autodeterminação dos povos; Substituição de governos autoritários por governos democráticos.
4
Relações Internacionais
O idealismo no Brasil:
• Esta inserido na própria Constituição Federal Brasileira, de 1988.
“A república Federativa do Brasil rege-se nas suas relações pelos seguintes princípios:
I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. Independência nacional; Prevalências dos direitos fundamentais; Autodeterminação dos povos; Não intervenção; Igualdade dos Estados; Defesa da paz; Solução pacífica dos conflitos; Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Cooperação dos povos para o progresso da humanidade Concessão de asilo político
Relações Internacionais
II – O modelo Realista
•