Relação entre as Teorias
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – CAMPUS XIII
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFA. SUELI MOTA
09 DEZ. 2013
HUMBERTO OLIVEIRA RIBEIRO
RESUMO
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Sociologia das Organizações: uma análise do homem e das empresas no ambiente competitivo. Parte II (Teorias Administrativas). São Paulo: Cengage Learning, 2013.
RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS
De acordo com Oliveira (2013), não é fácil “relacionar as teorias e conceitos para o estudo da Administração”, pois costumam ser apresentados isoladamente. Para o autor, “todos os trabalhos tem relação direta com com a Teoria da Liderança Situacional de Hersey e Brlanchard”. A Teoria da Liderança Situacional inclui definições de comportamento para tarefas, comportamentos para relacionamentos e variáveis situacionais, as quais sendo aplicadas com racionalidade e critérios, “determinam a eficiência do líder”. Considerando que o comportamento humano está vinculado à realização de toda tarefa, torna-se fundamental compreendê-lo, sendo necessário, para tanto, uma análise dos conflitos presentes nas organização. É importante que o administrador analise o desempenho dos seus subordinados, bem como das influências sobre o clima e a cultura da empresa, refletindo acerca disso. Faz-se importante também que a “administração tenha consciência da necessidade de criar uma atmosfera saudável no ambiente de trabalho. A Ciência do Comportamento envolve: comportamento individual – reações inerentes ao indivíduos e suas condutas; comportamento grupal – reações dos indivíduos que compõem o grupo; “as interações, os sentimentos, os valores, a ética, as atividades, a comunicação, os objetivos”; comportamento organizacional – manifestações decorrentes do contexto das organizações.
FAYOLISMO
“O fayolismo é uma 'escola de chefes', segundo a qual “cada chefe dirige à sua maneira”, sendo necessário impor regras. “Para o