Relação entre a prática e a teoria
A aproximação da realidade permitida pelo estágio supervisionado e a prática da reflexão sobre essa realidade se da numa solidariedade que se expande para os demais componentes curriculares do curso apesar de continuar sendo mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade prática.
A teoria é determinada pelo conhecimento preciso da pratica, por outro lado, a teoria determina com mais rigor sua experiência.
A prática da reflexão esclarece algumas coisas importantes como quem é o sujeito do processo pedagógico e identifica não só um único sujeito professor ou aluno, mas a relação entre ele num âmbito social concreto.
Segundo a autora Vani Kenski a proposta de estagio supre também a necessidade de que a partir da discussão com os estagiários seja elaborado um projeto em conjunto com o máximo de aproveitamento e que abordem questões não desenvolvidas e que sejam de interesse e necessidade dos alunos. Com essa proposta a autora visa despertar no estagiário um comportamento de observação, reflexão crítica e reorganização de suas ações, colocando-os próximos a postura de um pesquisador.
Reflexão sobre o texto
O texto traz um tema muito importante sobre o estágio supervisionado. É de extrema importância o tema, pois não podemos ficar só na teoria, temos que ter essa vivência do estágio na sala de aula.
O prática é um complemento do aprendizado teórico, pois no estágio colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos na teoria. O teórico é muito importante, mas se não houver essa vivência no estágio não poderemos nos aprofundar nos demais problemas que existem no âmbito escolar e que por diversas vezes só percebemos quando entramos em contato com essa realidade escolar.