Relação entre teoria e pratica e sistema BH
Aluna: Maria Sandy da Silva
Professora: Cláudia
Atividade
1- Qual a relação entre teoria e pratica?
Teoria é a forma de organização do conhecimento cientifico que nos proporciona um quadro integral de leis, de conexões e relações substanciais num determinado domínio da realidade. O conhecimento visa a transformação que é a pratica social. No entanto, a teoria em si não transforma o mundo. Ela pode contribuir para a transformação desde que seja assimilada por aqueles que, através de atos reais e efetivos, vizem tal transformação. Esta ação afetiva de transformação é a pratica entendida como atividade racional e social dos homens na transformação da natureza e da sociedade. No seio do serviço social afirma- se comumente que a atividade teórica é diferente da pratica e, enquanto teoria, ela não tem condições de orientar a “ pratica” profissional.
2- O que o método BH ?
É a elaboração de conhecimentos científicos, de uma separação espaço-temporal dos momentos sensível e abstrato do processo de conhecimento científicos. Formação metodológica desenvolvida por algumas Assistentes Sociais mineiras no começo da década de 1970 e que foi um importantíssimo marco inaugural do projeto profissional de ruptura do serviço social com a tradição conservadora, ethos profissional dominante no serviço social brasileiro até a década de 1980.
3- O que é trabalho para Marx?
O trabalho, entendido como processo entre o homem e a natureza, um processo em que o “homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a Natureza.”Contudo, em sua análise, ainda sobre o aspecto da mercadoria e trabalho, Marx permite a visualização de um fator característico de nossa sociedade: a descaracterização do produto (mercadoria) como fruto do trabalho humano. Não se conhece quem produziu, apenas o que foi produzido. O valor da mercadoria está em si mesmo e não transcende a isto. O trabalho não só permite