FHTMSS "O MÉTODO BH"
3910 palavras
16 páginas
Universidade Federal do ParáFaculdade de Serviço Social
Disciplina: FHTMSS III
Docente: Luciano Gomes
Discentes: Adriana Clícia Ferreira Ramos e Marília Garcia
Turma 58b - Tarde
A RELAÇÃO “TEORIA-PRÁTICA” NO TRABALHO SOCIAL
MÉTODO BH
Belém
2013
INTRODUÇÃO
O Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH, foi formulado pela a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais e pretendia a ruptura com o Serviço Social tradicional. A elaboração dessa perspectiva renovadora foi liderada por Leila Lima dos Santos (diretora da faculdade) e Ana Maria Quiroga. Um trabalho de crítica teórico-prática ao tradicionalismo.
Neste sentido, postulava como objeto de intervenção profissional a ação social da classe oprimida, como objetivo a transformação da sociedade e do homem. Os meios para alcançar estes objetivos seriam a organização, capacitação e mobilização.
PRIMEIRA PARTE
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS - TEORIA DO CONHECIMENTO
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO CONHECIMENTO
A primeira parte do trabalho se refere aos níveis de conhecimento, num processo gradativo, composto de dois elementos básicos
Sujeito: o elemento que sente, quer, age e conhece;
Objeto: o elemento que existe independente do sujeito e que é dado a conhecer ao sujeito num determinado momento.
O processo de apossar-se do mundo objetivo (objeto), explicá-lo, internalizá-lo e as formas com que ele se desenvolve constituem o processo de conhecimento, onde intervém a relação sujeito-objeto. Estes dois elementos fazem parte de um todo onde o sujeito não é apenas sujeito, nem o objeto somente objeto. O homem é um sujeito com relação ao mundo exterior e, ao mesmo tempo, é um objeto, como parte da natureza.
NÍVEIS DE CONHECIMENTO
O conhecimento só se dá através do pensamento, que existe no individuo, não sendo anterior ao conhecimento, já que seu desenvolvimento se dá no decorrer do próprio processo de conhecimento.
“O