FHTMSS "O MÉTODO BH"

3910 palavras 16 páginas
Universidade Federal do Pará
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: FHTMSS III
Docente: Luciano Gomes
Discentes: Adriana Clícia Ferreira Ramos e Marília Garcia
Turma 58b - Tarde

A RELAÇÃO “TEORIA-PRÁTICA” NO TRABALHO SOCIAL
MÉTODO BH

Belém
2013
INTRODUÇÃO

O Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH, foi formulado pela a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais e pretendia a ruptura com o Serviço Social tradicional. A elaboração dessa perspectiva renovadora foi liderada por Leila Lima dos Santos (diretora da faculdade) e Ana Maria Quiroga. Um trabalho de crítica teórico-prática ao tradicionalismo.
Neste sentido, postulava como objeto de intervenção profissional a ação social da classe oprimida, como objetivo a transformação da sociedade e do homem. Os meios para alcançar estes objetivos seriam a organização, capacitação e mobilização.

PRIMEIRA PARTE

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS FUNDAMENTAIS - TEORIA DO CONHECIMENTO

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO CONHECIMENTO

A primeira parte do trabalho se refere aos níveis de conhecimento, num processo gradativo, composto de dois elementos básicos
Sujeito: o elemento que sente, quer, age e conhece;
Objeto: o elemento que existe independente do sujeito e que é dado a conhecer ao sujeito num determinado momento.
O processo de apossar-se do mundo objetivo (objeto), explicá-lo, internalizá-lo e as formas com que ele se desenvolve constituem o processo de conhecimento, onde intervém a relação sujeito-objeto. Estes dois elementos fazem parte de um todo onde o sujeito não é apenas sujeito, nem o objeto somente objeto. O homem é um sujeito com relação ao mundo exterior e, ao mesmo tempo, é um objeto, como parte da natureza.

NÍVEIS DE CONHECIMENTO

O conhecimento só se dá através do pensamento, que existe no individuo, não sendo anterior ao conhecimento, já que seu desenvolvimento se dá no decorrer do próprio processo de conhecimento.
“O

Relacionados