Educação superior - relação entre legislação, teoria e prática.
Bianca Alves - UnB
Clara Neves - UnB
João Pedro - UnB
Luiz Henrique – UnB
Suellen Cristina – UnB
- Resumo: Por se tratar de um tema que demanda contextualização e posicionamento ideológico, concentram-se nesse trabalho esforços para analisar criticamente o quadro atual da educação superior, com base em teóricos como Paulo Freire e Demerval Saviani. A análise é feita a partir de preceitos históricos, sociais, políticos e educacionais.
- Palavras-chave: Educação Superior; Práticas Pedagógicas na Educação Superior; Legislação da Educação Superior; Reforma Universitária; Movimento Social.
Introdução
A educação superior no Brasil sempre foi uma prática social que sucinta vários questionamentos no que tange ao aspecto político-pedagógico. Isso pode ser observado através dos tempos, desde a época da colonização até os tempos atuais. Faz-se necessária a análise desse contexto histórico-social por parte da comunidade científica, adentrando em vertentes epistemológicas, pois se sabe que a educação passa por trepidações intermináveis e quase sempre não passíveis de solução.
Além disso, a questão política, se analisada isoladamente, torna-se fator crucial para se criar uma perspectiva crítica da educação, uma vez que nesse ponto, o Brasil também foi palco de cavalgações administrativas e instabilidade ideológica.
O processo educacional, entrando em um contexto mais atual e prático, está intrinsecamente ligado ao homem e à sua natureza social, por ele ser, nas concepções freirianas, um ser da práxis e detentor da capacidade de transformação. E de acordo com Saviani, a educação tem uma relação de mútua influência com a sociedade, relação na qual a sociedade determina a educação, porém, a educação é capaz de transformar a sociedade, sendo assim “o determinado reage sobre o determinante”.
É consciência de todos que a educação de qualidade é fator indispensável a um país com pretensões de