Politicas
CARACTERÍSTICAS, OUSADIA E SABERES
Olmira Bernadete Dassoler1 – UCB/DF
Denise Maria Soares Lima2 – UCB/DF
Eixo Temático: Formação de Professores – GT 8
Agência Financiadora: não teve financiamento
Resumo:
O artigo tem como objetivo geral identificar, no Brasil, as características da formação e da profissionalização docente no contexto atual. De maneira específica pretende-se: (1) identificar as características da formação docente por meio da legislação e teóricos; (2) identificar os aspectos relativos à profissionalização docente na contemporaneidade; (3) caracterizar a relação existente entre a formação e a profissionalização docente. O método escolhido para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica desenvolvida por meio do levantamento, da seleção e da análise do material publicado a respeito do tema. A disposição deste artigo encontra-se didaticamente organizada em quatro fases: (a) introdução com abordagem geral de todo o trabalho;
(b) legislação que traz os aspectos normativos e as características a respeito da formação docente e da profissionalização; (c) a relação entre a formação e a profissionalização e (d) considerações finais.
Palavras-chave: Formação docente. Profissionalização docente. Legislação. Contemporaneidade.
Introdução
O ser professor, no contexto atual, exige certa ousadia aliada a diferentes saberes. Na era do conhecimento e numa época de mudanças, a questão da formação de professores vem assumindo posição de urgência (PERRENOUD, 2001) nos espaços escolares.
Nessa
perspectiva, a formação continuada associa-se ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar. Além disso, a formação relaciona-se também à ideia de aprendizagem constante no sentido de provocar inovação na construção de novos conhecimentos que darão suporte teórico ao trabalho docente.
1
2