O professor e a pesquisa: relação entre a teoria e a pratica
FERREIRA, Alessandro Vicente1 (FARESC)
WOITIKIV, Fabiane2 (FARESC)
BINI, Fernanda3 (FARESC)
FRAINER, Karina4 (FARESC)
CHARNESK, Maite5 (FARESC)
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre teoria e prática, ver o que os pesquisadores falam sobre isso e mostrar o que os atuantes da área da educação pensam sobre isso; também foi realizada uma pesquisa de campo em alguns colégios em que professores responderam a um questionário entre os períodos de um de outubro a dois de novembro para chegarmos a uma resposta se teoria e prática andam juntas? Veremos o resultado desse trabalho adiante.
O objetivo deste artigo acadêmico é colocar em discussão o trabalho docente no começo de uma carreira, em que o jovem docente tem uma visão completamente diferente entre teoria e prática de profissionais com mais experiência na área da educação. Pondo em discussão se realmente faz diferença na prática à pesquisa do profissional da educação, e que relação entre teoria e prática esses profissionais estabelecem.
Grande parte dos autores que compõem a matriz do pensamento professor pesquisador/reflexivo: Stenhouse (1987), Carr e Kemmis (1988), Elliot (1990) e Zeichner (1993), etc. Estão servindo de base para nossa pesquisa.
Palavras-chave: Professor, Teoria, Prática, Pesquisa, Ação.
O PROFESSOR E A PESQUISA: A DISCUSÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
O objetivo deste artigo acadêmico é colocar em discussão o trabalho docente no começo da carreira, em que o jovem docente tem uma visão completamente diferente da relação entre teoria e prática, em comparação com profissionais com mais experiência na área da educação. Colocar em discussão se realmente faz diferença na prática à pesquisa do profissional da educação, e que relação entre teoria e prática esses profissionais estabelecem.
Todos sabem que no começo de qualquer profissão não é fácil, mas sendo a profissão professor é um tanto quanto mais