engenheiro
Nomes: Luan Dos Santos Moraes
Isislene Ribeiro
Vila Velha
2014
Luan Dos Santos Moraes
Isislene Ribeiro
Transferência de calor
Fenômenos climáticos
Mudanças de estado
Vila Velha-2014
Transferência de Calor
A transferência de calor ocorre quando dois corpos com temperatura diferente são colocados juntos, fazendo a energia térmica de um corpo se transferir para outro.
Existem três tipos de transferência de calor, condução, convecção, radiação:
Condução: ocorre quando o calor se propaga de partículas em partículas sem que elas sejam deslocadas.
Exemplo: aquecendo a extremidade de uma barra de metal, as partículas passam a vibrar com maior intensidade, transmitindo energia as outras partículas mais próximas até chegar a outra extremidade da barra.
Os metais, por exemplo, são bons condutores de energia isso explica o motivo das panelas serem feitas de metais, o processo será mais eficiente.
Os materiais em que a condução térmica praticamente não ocorre são chamados de isolantes térmicos, por exemplo, a madeira e o isopor.
Convecção: é a movimentação de partículas capazes de transferir energia de um lugar para o outro, ocorre principalmente nos fluidos (líquidos e gases), diferente da condução onde o calor é transmitido de partículas em partículas sucessivamente.
Na convecção não ocorre passagem de energia de um corpo para o outro, mas movimento de partículas, levando energia de uma posição para a outra, por esse motivo a convecção não pode ocorre no vácuo.
No exemplo é um ar-condicionado, que desempenha de forma melhor quando é colocado em um local mais alto, por que o ar mais denso que sai do ar-condicionado desce e o ar menos denso sobe , fazendo assim a corrente por convecção.
Aplicação: Em uma sauna onde o ar próximo ao forno localizado no solo se aquece e torna se menos denso. Por sua vez o ar mais frio localizado na parte de cima, desce,