Estudante
INSTITUTO CENECISTA DE ENSINO SUPERIOR DE SANTO ÂNGELO (IESA)
CURSO DE PEDAGOGIA
VANESSA CAROLINE AREND
O PROFESSOR PESQUISADOR E A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Santo Ângelo (RS)
2014
VANESSA CAROLINE AREND
O PROFESSOR PESQUISADOR E A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Fichamento de texto apresentado à disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa do curso de Pedagogia, 1º Período, do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), sob a orientação da professora Juliane Colpo
Santo Ângelo
201
INTRODUÇÃO
O trabalho seguir é baseado nos estudos e texto deMenga Ludke “O professor pesquisador e a relação entre teoria e prática”, o mesmo consiste em citações diretas, permitindo um fichamento sobre o assunto.
O objetivo principal do estudo da pesquisa leva em consideração a sua importância, perante a formação acadêmica e docente. Levando em consideração sua investigação, suas críticas, seus critérios, uma produção de conhecimentos, um encaminhamento, uma comunicação de vários resultados, uma introdução crítica, uma reflexão, uma sistemática de coleta de dados e interpretações de seus enunciados e dados.
Este fichamento auxiliará futuramente na elaboração de um artigo cientifico relacionado ou tema principal do trabalho, o qual sem se repercutindo entre professores e acadêmicos.
TEMA:
O PROFESSOR PESQUISADOR E A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
TEXTO CONSULTADO:
LUDKE, Menga. O professor pesquisador e a relação entre teoria e prática. 7ª. São Paulo: Papirus, 2001.
CITAÇÃO DIRETA:
“A pesquisa aparece na literatura internacionalrecentee emalgumas propostas de inovação curricular como uma prática fundamental no desenvolvimento profissional do professor, bem como no desenvolvimento curricular”. (LUDKE, 2001, p.25).
CITAÇÃO DIRETA:
[...] acreditam que tanto o desenvolvimento profissional quanto o