A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
ROSELI MACHADO SILVA
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
SALVADOR
2013
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
A EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
ROSELI MACHADO SILVA1
RESUMO
O presente artigo demonstra as etapas que constituem a produção científica do Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Biologia da FTC EAD. Este trabalho tem como finalidade discutir a relação entre teoria e prática na formação de professores de biologia e a importância destes para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio supervisionado deve ser realizado pelos alunos de licenciatura, sendo uma atividade obrigatória, que proporciona a unicidade entre teoria e prática e mostra a realidade de uma sala de aula. O texto também explana os desafios encontrados pelo docente, sua relevância e responsabilidade para a formação de cidadãos críticos e reafirma a importância da valorização da educação para o desenvolvimento de toda a sociedade. Com relação a metodologia utilizada, foi feito um levantamento bibliográfico consultando vários autores e feita a análise de suas contribuições para a formação do docente.
Palavras Chaves: Teoria e Prática. Formação do professor. Formação do Cidadão.
1 Graduando do curso de licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FTC EAD.
INTRODUÇÃO
São grandes os desafios encontrados na docência. Na busca pela análise dos desafios entre a teoria e a prática deve-se destacar a importância de ensinar biologia, que tem como objetivo proporcionar ao educando uma compreensão racional do mundo e do meio ambiente que o cerca, levando-o a uma posição crítica e reflexiva, formando um cidadão consciente.
Relacionar teoria e prática promove o comprometimento do docente na busca pela melhoria constante do ensino, um dos fatores que possibilita essa melhoria