Polìciamento comunitário
CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
DISCIPLINA : Metodologia e Técnicas de Ensino INSTRUTORA : Marques Batista
POLÍCIA COMUNITÁRIA E POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: Resoluções de Problemas e a Integração com Entidades representativas junto a Comunidade
JOÃO PESSOA – PB
JUL / 2012
EQUIPE:
Eriberto Barbosa Albino
Denis Costa Araújo Lincoln Silveira Ferreira
Sidney Arley Cirilo De Amorim
POLÍCIA COMUNITÁRIA E POLICIAMENTO COMUNITÁRIO: CONCEITOS E INTERPRETAÇÕES BÁSICAS
Trabalho desenvolvido na disciplina Metodologia e Técnicas de Ensino do Curso de Formação de Sargentos 2012 da Polícia Militar da Paraíba, como exigência parcial para avaliação.
JOÃO PESSOA – PB
JUL / 2012
O referido trabalho tem como objeto tratar da Resolução de Problemas e a Integração com Entidades Representativas da comunidade, dentro das Diretrizes para Integração com a Comunidade, extraído da Política do Policiamento Comunitário. O princípio norteador para o presente trabalho é, a Obra “Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária”, desenvolvida pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI.
Ao estudarmos as diretrizes do policiamento comunitário, percebemos que o trabalho do policial comunitário vai muito além do mero atendimento reativo de ocorrências policiais. No decurso do serviço diário, o contato com a comunidade, o uso do espírito interventivo e auxílio desta mesma comunidade, o agente de segurança deparar-se com soluções viáveis para problemas do dia-a-dia dos integrantes da comunidade, mesmo que não sejam estes necessariamente problemas policiais, assim, na maioria das vezes sucederiam a ser, conduzindo ou eliminando no curto e no longo prazo as consequências de tais conflitos. * Polícia e a Comunidade :
→ Polícia – a expressão polícia tem origem no grego politéia, do latim politia, significando:
“Conjunto de leis ou