policiamento comunitário
5º COMANDO REGIONAL DE POLICIA MILITAR
6º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
Instrutor: Cap Plasse
Sd PM 2ª Classe Sena Nº 126
Sd PM 2ª Classe Paulo Nº 105
Sd PM 2ª Classe Alisson Nº 113
Sd PM 2ª Classe Renzo Nº 128
Sd PM 2ª Classe Wesderlei Nº 131
Introdução
Com as recentes inovações das políticas e práticas de segurança pública, a Polícia Militar do Paraná, visando melhor cumprir a missão de PRESERVAR A ORDEM PÚBLICA em todo território paranaense, atuando de forma integrada através da PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO E SOCORRO, visando à melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, adotou o sistema de Policiamento Comunitário.
O princípio do Policiamento Comunitário é que polícia e a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas, objetivando a melhoria da qualidade de vida local. A parceria tem se mostrado benéfica e de grande resultado uma vez que repassa a comunidade uma parcela da atribuição referente à segurança pública, o que está também expresso na constituição federal que a segurança pública é dever do Estado, sendo direito e responsabilidade de todos.
Visando difundir a doutrina do Policiamento Comunitário na corporação, os cursos de formação de novos profissionais de segurança pública possui em seu currículo escolar uma carga horária da disciplina contabilizando no Curso de Formação de Soldados um total de 50 horas aulas o que ressalta a importância da difusão da doutrina na corporação, uma vez que dá a mesma grande parcela de importância, tal qual recebem disciplinas como tiro e abordagem.
No 40º Curso de Formação de Soldados do 6º BPM, a disciplina foi conduzida de maneira dinâmica abrangendo atividades teóricas e práticas. Na parte teórica realizada em sala de aula, os alunos puderam observar a crescente corrente mundial em prol do Policiamento Comunitário, analisando a aplicação do policiamento