As metamorfose do mundo do trabalho
Resumo:
Este artigo apresenta uma analise, através de uma visão crítica e analógica, do mundo do trabalho. Parte-se da perspectiva de que os cenários desestruturados do mundo do trabalho se mostram como alavancas para os problemas que o trabalhador vem enfrentando nas últimas décadas. O que está em pauta neste estudo são os efeitos que o quadro degradante do trabalho ocasiona na sociedade capitalista, destacando sempre a centralidade no ser humano como agente ativamente central de todo o processo. Apontam-se as novas condições impostas pelo mercado de trabalho a classe trabalhadora. Posteriormente são apresentados alguns aspectos do mundo do trabalho que se apresentam como focos marcantes na categoria Serviço Social. Dentre os principais objetivos do presente trabalho está o de demonstrar as implicações da precarização estrutural do trabalho no espaço profissional do Assistente Social. Neste texto o Assistente Social é colocado sob duas dimensões: a de trabalhador assalariado e a de categoria profissional que tem como população usuária a classe trabalhadora. Em síntese, o presente artigo busca mostrar a importância da intervenção do profissional de Serviço Social na elaboração, implementação e aplicabilidade das políticas públicas, com o objetivo de frear o avanço dos ideais neoliberais.
Palavras-chave: Trabalho; transformações; implicações sociais; Serviço Social.
Introdução:
Neste trabalho, propõe-se analisar o trabalho em suas formas mais globais. Este texto busca identificar as consequências das transformações societárias que regem o mundo do trabalho e suas implicações para a classe trabalhadora.
É importante ressaltar o papel do Assistente Social dentro do processo de trabalho, levando em conta dois fatores: o primeiro fator refere-se ao fato de que, o profissional de Serviço Social também se enquadra como um trabalhador assalariado, ou seja, que depende da venda