Relação de competencia com os pilares da educação
Competências e os quatro pilares da educação
Danieli Flores Cardoso
Curso de Especialização em Docência do Ensino Técnico EAD
31/08/2014
Muito tem se falado em competências, que a escola precisa desenvolver as competências dos alunos. Nos planos de curso destacam-se os conhecimentos que o professor precisa ensinar as habilidades e as atitudes que devem ser desenvolvidas. Mas como saber se o aluno realmente alcançou estas competências? Momentos de avaliação muitas vezes são mais eliminatórios do que comprobatórios. Será que as escolas e os docentes estão realmente inteirados e apropriados do que é ensinar com foco nas competências?
Segundo o artigo 4 da RESOLUÇÃO CNE/CEB N.º 04/99, competência é “a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades e valores, objetivando um desempenho eficiente e eficaz das atividades requeridas pela natureza do trabalho” Ou seja, desenvolver uma competência é proporcionar ao estudante novas experimentações, instigar sua curiosidade, promover um aprendizado com vivencias, com experimentação. É formar um critico e não um ouvinte passivo para que o momento em que ele for para o mercado de trabalho ele possa ser um colaborador da empresa, não simplesmente um funcionário. O filme “Tempos Modernos, de Charlin Chaplin” nos traz esta reflexão. Em outros tempos as empresas buscavam funcionários, que executassem suas atividades em um menor tempo possível para gerar ainda mais lucro para e de preferencia sem dar opinião. Hoje as empresas buscam um parceiro para o seu negócio, alguém que realmente “vista a camisa” e com motivação a faça crescer. O papel da educação profissional esta em formar este profissional e prepara-lo para um mercado de trabalho competitivo, mas com muito espaço para quem quer fazer a diferença.
Assim como o mercado de trabalho vem evoluindo a educação também vem buscando acompanhar estas evoluções e o livro Educação: um tesouro a