Relaçoes internacionais
Max Weber viveu em um período de grandes mudanças sociais, econômicas e políticas. Passou por um contexto histórico extremamente atribulado da história Europeia, um contexto que vai desde a Unificação da Alemanha até a Primeira Guerra Mundial, portanto, todas essas mudanças influenciaram muito na sua vida e obra..
Em meados do século XIX, pós a separação territorial pelo Congresso de Viena, via-se uma Alemanha dividida entre vários Estados dispersos pela Europa, unidos principalmente pela língua e cultura semelhante. Entre todos eles, Áustria e Prússia eram as nações mais poderosas e tinham posições divergentes. Com a vitória na Guerra Franco-Prussiana, em 1870, a Prússia conseguiu a Unificação Alemã. O rei Guilherme I foi coroado como kaiser (imperador) da Alemanha e considerado o líder máximo, dando início ao II Reich Alemão (que durou ate 1918).
As principais consequências da Unificação Alemã foram:
- Consolidação de uma nação: II Reich Alemão
- Desenvolvimento econômico e militar da Alemanha, transformando a Alemanha na maior potencia Europeia ate 1918 (Fim da I Guerra Mundial)
- Crescimento do poder geopolítico da Alemanha na Europa
- Entrada da Alemanha na disputa de territórios, mais precisamente na África e Ásia, aumentando a disputa por territórios com o Reino Unido o que aumentou as tensões entre estas nações e desencadeou na I Guerra Mundial.
A Alemanha tardou para se unificar, comparado com outras nações que além de unificadas, desenvolvidas e industrializada, já impunham o imperialismo e o expansionismo extra europeu. No século XIX a Alemanha passava pelo seu processo de industrialização, um tanto tardio comparado à expansão urbana e formação da burguesia industrial na Inglaterra e na França ainda no século XVIII; onde floresceram o Positivismo e o Capitalismo, resultando em uma metodologia sociológica voltada aos anseios da sociedade industrial-burocrática e não mais feudal.
Todas essas mudanças no mundo