Relatório 2 – purificação do cloreto de sódio
Relatório 2 – Purificação do Cloreto de Sódio.
Introdução:
A meta desta prática é de realizar a purificação do cloreto de sódio partindo de uma solução de água e sal grosso, aonde o mesmo possui impurezas como Magnésio e Cálcio, sofrendo processos de filtração e de adição de substâncias como o Hidróxido de Sódio a 6M (NaOH) e Carbonato de Sódio a 2M (Na2CO3) que haverá precipitações de substâncias aonde as mesmas serão desprezadas durante a filtração. Com o HCl será corrigido o Ph da solução para neutro (Ph = 7) e após corrigido, coloca-se em aquecimento para que haja a evaporação da água (H2O) deixando então o Cloreto de Sódio (NaCl) purificado.
Resultados e discussão:
Foi pesado 10g de Sal Grosso, previamente triturado com o auxilio de um gral e pistilo, e misturado em 50 mL de água (avolumado numa proveta) num bécher. Após total homogenização utilizando o bastão de vidro e aquecendo a solução, foi feita uma filtração com o auxilio de um papel filtro, funil, suporte para funil e um bécher.
A partir desta filtração, com uma pipeta, foi adicionado o Hidróxido de Sódio 6M (NaOH) e agitando ate a formação de precipitados. Fazendo com que se precipite o Mg2+. Este é eliminado após outra filtração com o auxilio de um papel filtro, funil, suporte para funil e um bécher.
Neste momento, é necessário eliminar o Ca2+, para isso foi adicionado com uma pipeta Carbonato de Sódio a 2M (Na2CO3) e agitando ate formar precipitados. Logo após, filtra-se a solução novamente com o auxilio de um papel filtro, funil, suporte para funil e um bécher. No último momento foi acertado com uma pipeta, uma fita de demonstração de Ph e ácido clorídrico (HCl) o Ph para neutro (Ph = 7) – Se houvesse um excesso de ácido, poderia ser acertado seu Ph com Hidróxido de Sódio 6M (NaOH) – em seguida leva-se a solução para ser aquecida numa chapa de ameanto, suporte e bico de bunsen, para que se evapore a água e fique no bécher o Cloreto de Sódio (NaCl)