aula 4
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
SÍNTESE DE CLORETO DE t-BUTILA
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Orgânica Experimental.
Aula prática 03
Prof. Leonardo Ramos Paes de Lima. Grupo de trabalho: Helena Brito Dias
Igor Ferreira Fioravante
Letícia Reggiane de Carvalho
Lara Gomes Mendes
Mariana Araújo Pedroni
CORONEL FABRICIANO - MG
2014
1 – INTRODUÇÃO
A halogênação pode ser definida como processo onde um ou mais átomos de halogênio são introduzidos em um composto orgânico. A preparação de compostos orgânicos contendo flúor, cloro, bromo e iodo podem ser feita de vários métodos. As condições dos produtos diferem não dependem apenas do membro do halogênio mais também do tipo de estrutura que passou pelo tratamento. (GROGGINS,1958).
Os haletos de alquila embora não tenham grande aplicação enquanto produtos finais são importantes percursores sintéticos, tanto em reações de substituição nucleofílica e eliminação, quanto no preparo de reagentes organometálicos, levando a uma grande variedade de compostos. (MARQUES; BORGES, 2012).
Contudo, é muito difícil estimar a importância econômica de compostos obtidos por halogenação, só para consideração alguns derivados de halogênios são utilizados na limpeza de fluidos (CHCl=CCl2), refrigeradores (CCl2F2), anestésicos (CHCl3), solventes em geral (CCl4). (GROGGINS,1958).
A maior parte, no entanto dos compostos saturados são utilizados como matéria prima de um grande numero de síntese de compostos, como a preparação de álcoois, óxidos alcalinos, hidrocarbonetos. O reverso também é validos principalmente envolvendo reação de um álcool com respectivo acido halogenídrico, podendo ser ácido clorídrico (HCl) ou acido bromídrico (HBr). Com isso, os compostos feitos a partir do cloreto, possuem uma grande economia na sua preparação, por isso, são uma das