Destila O Trabalho De Qu Mica
DESTILAÇÃO: UM MÉTODO DE SEPARAR E PURIFICAR SUBSTÂNCIAS
Ponto de Ebulição
Profª Bárbara Maduro
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Laobratório de Química
Alunos: Gabriel Pedroso de Lima Alexandre Lucas Costa Silva
Inconfidentes
2015
1. - INTRODUÇÃO
Há bastante tempo o processo de destilação é recorrente nos laboratório de químicas ou nas indústrias para separar as diferentes substâncias que compõe um composto (ALFONSO-GOLDFARB, 1996). O termo destilação vem do latim distillare, o qual quer dizer “gotejar” e caracteriza a etapa final do processo de destilação. (FERREIRA; AQUINO NETO, 2004)
Atualmente, a destilação tem como base a diferença entre o ponto de ebulição das substâncias, a qual foi o método utilizado no experimento feito no laboratório de química entre os compostos químicos: água (H2O) e cloreto de sódio (NaCl) (ALFONSO-GOLDFARB, 1996). Além da destilação feita por diferença de ebulição ou destilação simples, também existem a destilação feita a partir de uma redução da pressão atmosférica chamada destilação a vácuo; destilação por arraste de vapor, quando as substâncias não são solúveis em água, além de uma ser brevemente volátil enquanto que as outras fixas e por último, a destilação fracionada, que também baseia-se na evaporação da substância que possui menor ponto de ebulição (PORTA, s.d.)
Embora as destilações simples pareçam com as destilações fracionadas, a destilação simples geralmente ocorre com líquidos de cujo valor de ebulição cerca em torno de 80ºC e substâncias sólidas, enquanto que destilação fracionada acontece entre soluções e também possuam altos graus de ebulição. (PORTA, s.d.)
2. - OBJETIVO
O objetivo do experimento visou tanto a separação como a purificação da solução de cloreto de sódio através da destilação simples.
3. – MATERIAIS E REAGENTES
3.1 -