relatorio 2 de quimica 1
Licenciatura em Química – UFRJ
Química I
Tutor: Carlos Eduardo
Relatório 2
Aluno: Ronaldo Tristão de Sousa
Nova Iguaçu – 2015.1
1. INTRODUÇÃO
O cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha é usado principalmente como tempero e conservante, também é um nutriente importante. Para algumas aplicações é necessário que o cloreto de sódio não contenha impurezas, para isso é preciso purifica-lo. O NaCl pode ser encontrado principalmente sob duas formas na natureza em forma de sal gema um sólido cristalino que pode ser diretamente extraído e como principal constituinte da água do mar. Por diversos fatores econômicos é mais viável a extração feita da água do mar, através da evaporação natural. Porém quando se evapora a água do mar o NaCl obtido tem diversas impurezas, como areia, sólidos insolúveis em água, íons de cálcio(Ca2+) e magnésio(Mg2+) e outros íons com percentuais insignificantes.
O objetivo é a purificação do cloreto de sódio através da retirada dos sólidos insolúveis, bem como a redução da concentração dos íons Ca2+ e Mg2+.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Balança
Proveta
Bequer
H2O
NaOH 6M
NaHCO3 2M
Sal grosso
Pistilo
Graal
Pesou-se 30g aproximadamente de sal grosso previamente pulverizado com o auxílio de pistilo e graal. Colocou-se o sal em um bequer e adicionou-se 100mL de água medidos com uma proveta. A solução foi levada a filtração e ao filtrado adicionou-se ± 90mL de solução de NaOH 6M, filtrou-se a solução para a retirada do sólido. Adicionou-se 100mL de solução de NaHCO3 2M, filtrou-se a solução.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a adição de solução de NaOH 6M apareceu um precipitando branco na solução principal, nesse precipitado estava presente os íons de Mg2+ sob a forma de Mg(OH)2 que é um sólido pouco solúvel em água, após a filtração e adição da solução de NaHCO3 apareceu um precipitado branco na solução principal, nesse precipitado estava presente os íons Ca2+ sob a forma de CaCO3 que é um