Resumo do cap tulo 3 de Contabilidade Introdut ria
Procedimentos Contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas
É quase impossível elaborar um balanço a cada operação nas empresas, pois tais operações se sucedem a cada instante. Por outro lado, as pessoas interessadas em balanços se satisfazem apenas com balanços periódicos, ou seja, o balanço é elaborado mensalmente, trimestralmente ou até mesmo, anualmente.
No geral, as operações causam aumentos ou diminuição no Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido, esses aumentos e diminuições, por sua vez, são chamados de Contas.
As contas eram registradas, antigamente, em um livro denominado Razão, porém com o passar do tempo e, devido o avanço da tecnologia, passaram a ser registradas no computador e mantidas em um livro, numa memória, mas mesmo após estas mudanças, continuam com mesma denominação, Razão. É importante que em cada conta se mantenha o registro da história da movimentação do componente do Ativo, Passivo ou Patrimônio Líquido a que se refere.
Cada conta será diferenciada das demais por sua denominação, por exemplo, o dinheiro em mãos, será representado pela conta Caixa. Outro modo também, que ocorre na prática, é representar diversos elementos de características semelhantes em uma mesma conta, por exemplo: Cadeiras, mesas, máquinas, são representados pela conta Móveis e Utensílios. Ainda na prática é aconselhada a numeração ou codificação das contas de forma racional e planificada.
Para simplificar as ilustrações e explicações, utiliza-se uma representação gráfica de conta bem simples, tal representação é denominada como Conta em T, Razonete em T, ou simplesmente, Razonete.
O lado esquerdo de uma conta é chamado como lado do débito, enquanto o lado direito é chamado lado do crédito. A diferença entre o total de débitos e créditos em uma conta, em determinado período, é chamada de Saldo. Se o valor do débito for superior ao crédito, a conta terá um saldo devedor, caso contrário, terá um saldo credor.
Como já citado, as