Relatorio Fisico Quimica 2 Final 1
Laboratório de Química
Engenharia Química - 5° Período
Relatório de Físico-Química
Professor: Marcelo Machado Viana
Alunos: Augusto Lisboa de Sousa
Bárbara A. C. Nogueira Barbosa Michelle Pains Duarte
Yara Barreto Ferreira
Belo Horizonte
26 de fevereiro de 2014
1. OBJETIVOS
Determinar a densidade da água e de soluções aquosas utilizando o método do picnômetro, do balão volumétrico e do densímetro, aferindo no final da pratica qual é o método mais preciso e qual é mais exato.
2. INTRODUÇÃO
A densidade é a massa por unidade de volume de uma substância, que nos permite dizer a quantidade de matéria tem em determinado volume. Ao dizer densidade absoluta ou massa específica referimos à uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez é maior que a dos gases. Portanto, para medirmos a densidade de uma substância qualquer, precisa-se conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a razão entre massa e volume. (1)
A densidade é uma propriedade intrínseca da matéria. A matéria tem duas características fundamentais: possui massa e ocupa lugar no espaço. E "ocupar lugar no espaço” é sinônimo de “tem volume”. Tudo que é material possui densidade, não importando se é uma substância simples ou uma mistura, independentemente de seu estado físico. Uma gota de água pura, uma gota de água salgada ou mesmo o vapor da água ou um cubo de gelo possuem densidade, embora em cada uma das situações exemplificadas o valor dessa densidade varie.
A determinação da densidade dos líquidos foi efetuada, no laboratório, por três métodos: densímetro, balão