Separar e purificar - processos de separação e purificação
Disciplina: Física e Química A Ano lectivo: 2010/2011
Parte 1: 24/9/2010 - Parte 2: 1/8/2010
Título – “Separar e Purificar”
Objectivos
Os objectivos desta actividade experimental foram a análise de misturas, heterogéneas e homogéneas e também soluções e, ainda, a aprendizagem de métodos de separação e purificação dos constituintes das mesmas. A realização desta experiência tinha também como objectivo a nossa percepção dos vários processos de separação e purificação misturas existentes.
O principal objectivo desta experiência foi a obtenção da substância iónica (cloreto de sódio), o “sal”, que foi misturado com outras substâncias e sofreu processos de separação e purificação.
Introdução
Nesta experiência utilizámos as técnicas de separação e purificação, como o próprio nome indica, para separar e purificar uma determinada substância.
As misturas podem ser homogéneas, heterogéneas ou coloidais. Nas misturas homogéneas é impossível identificar os seus constituintes, ao contrário das heterogéneas; nas misturas coloidais é possível identificar os constituintes ao microscópio.
Para realizarmos esta experiência foi necessária a pesquisa dos processos de separação e das técnicas necessárias à sua aplicação, tendo elas sido: - a dissolução: aplicada na experiência de modo a dissolver o sal, sabendo que a areia não se dissolveria na água; - a decantação sólido-líquido: aplicada na experiência de modo a separar a fase sólida (areia) da fase líquida (água + cloreto de sódio); - a filtração por gravidade: aplicada na experiência de modo a filtrar quaisquer partículas de areia que pudessem existir em suspensão na fase líquida (água + cloreto de sódio); - a evaporação rápida: aplicada na experiência de modo a separar a água do cloreto de sódio, de modo a obtermos o resíduo seco, o sal; - a destilação simples: aplicada na experiência de modo a separar a água do cloreto de sódio, com o objectivo de obtermos o resíduo