MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Secretaria de Educação à Distância – SEDIS
Licenciatura em Química
Polo ______/RN
RELATÓRIO – PRÁTICA ___(Título da aual prática)
MEDIDAS E TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Nome dos Integrante da Equipe:
_____(Nome do pólo) – RN
2014
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A destilação é o processo mais usado para separar e purificar líquidos. Os tipos de destilação são: destilação simples, destilação fracionada, destilação por arraste a vapor, dentre outros. Na indústria, o processo de destilação é o mais usado na separação de misturas liquidas.
O processo de destilação simples é um dos métodos mais comuns de purificação de líquidos, que consiste em aquecer o liquido na sua temperatura de ebulição. O ponto de ebulição de um liquido é definido como a temperatura na qual sua pressão de vapor é igual a pressão externa exercida. A ebulição de um líquido geralmente forma grandes bolhas comprometendo a destilação, para evitar esse problema adiciona-se pedras de vidros ao líquido. Na destilação simples utiliza-se o sistema mostrado na figura 1.
1-Balão de destilação, 2-Condensador, 3-Becker, 4-Fogareiro, 5-Tela de amianto, 6Suporte de ferro 7-Garra para condensador, 8-Termômetro, 9-Entrada de água, 10-Saida de água, 11-Garra para balão
FIGURA
1
–
SISTEMA
(Fonte: Aula 15 Ver Referencias)
PARA
DESTILAÇÃO
SIMPLES
No balão o liquido aquecido forma vapores que vão subindo até ao termômetro na extremidade superior e ao tubo lateral do balão de destilação, onde se encaixa o condensador. Com a passagem da água fria pelo condensador, o vapor será condensado e o líquido destilará. A destilação se baseia na combinação sucessiva dos processos de ebulição e de condensação.
O processo de separação de misturas consiste separar os seus componentes de maneira que se obtenha uma pureza dos elementos. Para isso, dispomos de algumas técnicas de separação de misturas, designadas conformes seus princípios,