operações unitárias
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
Curso de Engenharia Ambiental
DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIA 2
DESTILAÇÃO
APS
FRANCISCO BELTRÃO
2014
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
Curso de Engenharia Ambiental
DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIA 2
BIANCA OLIVEIRA
CAMILA ESTER HOLLAS
FERNANDA NAVA
DESTILAÇÃO
Atividade pratica supervisionada, para a disciplina de Operações Unitária 2, ministrada pelo professor Gabriel C. Mariano , do curso superior de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como requisito parcial para promoção da disciplina.
FRANCISCO BELTRÃO
2014
1.INTRODUÇÃO
A destilação é o processo de separação baseado no fenômeno de equilíbrio líquido-vapor de misturas. A destilação é uma operação unitária que se caracteriza pela evaporação e posterior condensação de um líquido. Tem como objetivo separar, por ação da energia calorífica, substâncias voláteis de outras que são menos voláteis e visa a separação de uma mistura de líquidos com pontos de ebulição diferentes. É uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.( SKOGESTAD,1999)
Na destilação, a mistura a ser destilada é colocada no balão de destilação (balão de fundo redondo) e aquecida, fazendo com que o líquido de menor ponto de ebulição seja vaporizado e então condensado, retornando o líquido (chamado de destilado ou condensado) e coletado em um frasco separado. Numa situação ideal, o componente de menor ponto de ebulição é coletado em um recipiente, e outros