Operações unitárias
1.1 Introdução
A disciplina denominada Operações Unitárias é aquela que classifica e estuda, separadamente, os principais processos físico-químicos utilizados na indústria química. Os processos mais comuns encontrados nas indústrias químicas são a Destilação Atmosférica e a Vácuo, os processos de Absorção e Adsorção, a Extração Líquido-Líquido e Líquido-Gás, o processo de Filtração, assim como alguns mais específicos, como por exemplo, o Craqueamento Catalítico, Hidrocraqueamento, Hidrotratamento de correntes instáveis e outros utilizados principalmente na Indústria Petrolífera. * Cavitação é o nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução de pressão durante seu escoamento no interior de um equipamento (bomba ou turbina hidráulica)
Os principais inconvenientes da cavitação são:
a) barulho e vibração – são provocados pelas ondas de choque geradas pelo colapso das bolhas;
b) alteração das curvas características – são provocadas pela diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como pela turbulência gerada pelas ondas de choque;
c) remoção de partículas metálicas (pitting) – são provocadas pelas ondas de choque e potencializados pelo aumento da temperatura local do material, com a conseqüente alteração das características estruturais.
ENTALPIA
Entalpia é a quantidade de energia em uma determinada reação, podemos calcular o calor de um sistema através da variação de entalpia (∆H).
Condensador:
Tem como finalidade proceder à condensação dos vapores leves que atingem o topo da coluna. Após a condensação, tem-se o produto destilado desejado, D, com a composição especificada.
Tipos de Torres de Destilação Na coluna, há o contato entre as fases líquida e vapor. O problema resume-se em contato perfeito entre as fases, e conseqüentemente, a altura da torre deve ser