operações unitarias
Unitária
De
Adsorção
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROF. ANNES DIAS Técnico em Química Aluna: Tassiane Bertollo Oliveira
Professor: Vilson Diehl
2ª Etapa
2014
00 Operação
Unitária
De
Adsorção
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROF. ANNES DIAS Técnico em Química Aluna: Tassiane Bertollo Oliveira
Professor: Vilson Diehl
2ª Etapa
2014
INTRODUÇÃO
A disciplina de Operações Unitárias é aquela que classifica e estuda, separadamente, os principais processos físico-químicos utilizados na indústria química. Os processos mais comuns encontrados nas indústrias químicas são a Destilação Atmosférica e a Vácuo, os processos de Absorção e Adsorção,a Extração Líquido-Líquido e Líquido-Gás, o processo de Filtração, Transporte de Sólidos, Trituração, Separação, Evaporação, Resfriamento, Secagem, Cristalização, etc.
De uma forma geral, uma operação unitária é aquela etapa física de um processo industrial e que, portanto, não envolve a ocorrência de transformações químicas.
342900-304800Desenvolvimento
Desenvolvimento
Definição:
Adsorção é a adesão de moléculas de um fluido (o adsorvido) a uma superfície sólida (o adsorvente); o grau de adsorção depende da temperatura, da pressão e da área da superfície - os sólidos porosos como o carvão ativado são ótimos adsorventes.As forças que atraem o HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Sor%C3%A7%C3%A3o" \o "Sorção" adsorvato podem ser químicas ou físicas.
A adsorção química, também chamada quimissorção, é específica e é empregada na separação de misturas. Nela as moléculas (ou átomos) unem-se à superfície do adsorvente através da formação de ligações químicas (geralmente covalentes) e tendem a se acomodarem em sítios que propiciem o maior número de coordenação possível com o substrato. Uma molécula quimicamente adsorvida pode ser decomposta em virtude de forças de valência dos átomos da superfície e é a