Operações Unitárias
Operação Unitária é toda a unidade do processo onde os materiais sofrem alterações no seu estado físico ou químico e que pode ser projetada com base em princípios físico/químicos comuns. As mesmas, são os blocos individuais que compõem um processamento, que vai dar origem a um produto final a partir de certa matéria-prima. Cada uma possui técnicas comuns e está baseada nos mesmo princípios científicos, independente da matéria-prima ou do produto. Assim sendo, os processos podem ser estudados sistematicamente, de forma unificada e simples.
Na engenharia química e seus campos relacionados, uma operação unitária é uma etapa básica de um processo. No processamento de leite, por exemplo, homogeneização, pasteurização, resfriamento, e empacotamento são as operações unitárias que estão interligadas a fim de criar o processo como um todo. Um processo tem várias operações unitárias presentes para que possa se obter produto desejado.
Abordaremos no desenvolvimento deste trabalho as etapas que compõem o beneficiamento do leite, sendo ele um líquido branco e opaco produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos, com o qual elas alimentam seus bebês. Apesar de todas as fêmeas de mamíferos produzirem leite, o proveniente da vaca é o mais consumido pelo homem no Brasil e em outros países. O leite ou substâncias extraídas dele são usados também no preparo de outros produtos, além de alimentos. A caseína, principal proteína do leite, serve para preparar colas à prova d’água. A substância também entra na composição de alguns plásticos e tintas. Além de aromatizar e preservar os alimentos, o ácido láctico serve como solvente e pode ser usado na fabricação de medicamentos e como matéria-prima de cosméticos e resinas.
DESENVOLVIMENTO
Beneficiamento do Leite.
O leite extraído dos animais só chega à mesa do ser humano sem oferecer riscos à sua saúde depois de passar por várias etapas industriais. Obtido por meio de